quarta-feira, 17 de setembro de 2014

▶ Os Fantásticos Livros Voadores do Sr. Morris Lessmore

Começou o novo ano letivo e é preciso sensibilizar aos alunos para a importância da LEITURA.



The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore” (2011) foi o vencedor do Oscar 2012 de Curta-Metragem de Animação. Como é mudo, ou seja, não há falas, e como também são raros atualmente em serem exibidos nas Salas de Cinema, decidimos projetar na Biblioteca Escolar. É uma história simples, mas feita com muito primor. Não há surpresas. Mas há homenagens combinando três vertentes que também convergem para a formação de um Filme: Cinema, Música e Livro.



Um jovem na varanda de um hotel, imerso na leitura de um livro, no meio de muitos livros. Solitário? Talvez prefira a companhia dos livros. Talvez prefira falar com eles. Tranquilo, segue a leitura até surgir um furacão.
Quando a tempestade passa, ele caminha entre os escombros. O hotel desapareceu e os seus livros também. Assim, sem raízes a prende-lo a esse local, sai caminhando sem um rumo certo.
Mas parecia que o destino já traçaria uma rota para ele. Teria uma nova casa, e na companhia de livros. Algo que ele gostava muito. Era uma Biblioteca. Mas não uma Biblioteca comum. Ela possuía livros especiais. Pareciam que tinham vida própria. Faltava alguém que gostasse muito de livros a ponto de dedicar-se com carinho e cuidar deles.
Ele sentiu realmente em casa. E adorou o novo ofício: o de ser um Bibliotecário. Como ajudante mor: o Humpty Dumpty em pessoa. Ops! Queremos dizer: Humpty Dumpty em livro. Que adora tocar um piano. Assim, entre leituras e uma boa música, com uma pausa para ajudar as pessoas a escolherem uma leitura que lhes agradassem mais, a vida seguiu tranquila. Do modo que mais gostava.