terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Proposta de atividade de S. Valentim

Após a leitura da carta de Ophélia a Fernando Pessoa, deixa uma mensagem de amizade/amor a alguém que admires: pais, irmãos, avós, amigos, professores… na caixa colocada no interior da Biblioteca, especialmente para o efeito.
Pouco importa o destinatário, o que interessa é que sejas capaz de escrever uma frase, um poema, uma carta, ou um desenho e dedicá-lo à pessoa de que mais gostas.

Esperamos por ti!



"
Meu Fernandinho lindo

Tu vais perdoar o teu bebezinho te escrever hoje a lápis, mas é-me impossível fazê-lo a tinta, e como de forma alguma queria deixar de te escrever e já passa de meia-noite não posso esperar para mais tarde porque já tenho muito soninho. E o meu querido amor já está deitadinho? Não calculas como tenho estado hoje satisfeita! Até tenho comido melhor. Vês o que faz eu gostar tanto tanto de ti? Com que então no Domingo condenas-me a não ter a alegria de te ver! Paciência. Saio. Olha vou ao Rego à minha irmã. Mas apesar de me não veres pensarás muito em mim? Deus queira que sim? Estás então muito cansadinho de trabalhares tanto! Coitadinho do meu amorzinho que tem tido tanta maçada por causa da casa, mas também depois descansas.
Eu hoje ainda não falei com a minha irmã nada a nosso respeito, falo amanhã. Eu
então sou amorzinho pequenininho? Mas olha que o meu amor por ti é bem grandinho…
Disseste-me hoje que se eu estava habituada e gostava de divertimentos que tinha escolhido mal o homem. Mas diz meu amor, que maior divertimentos aspiro eu que não seja o de estar junto de ti?! Viver contigo e sermos muito muito amiguinhos?! (Como havemos de sê-lo).Desejosa estou eu por tão grande felicidade!
Não te esqueças do retrato «Nininho».
Não me faças esperar muito!
Amanhã lá nos encontraremos no nosso ponto de encontro.
Mostrei o meiguinho a minha mãe, achou muita piada.
[…]
Adeus e nunca, nunca te esqueças do teu bebezinho, não?
Agradeço muito os teus beijinhos – e envio-te milhares deles na impossibilidade de o fazer pessoalmente, temos que nos limitarmos a transmiti-los desta forma.
Sou e serei sempre muito tua amiguinha

Ofélia Queiroz
Oh! como eu queria riscar da minha vida todo o tempo que não passo junto de ti.
24-3-920 - Meia noite e meia hora
"

Autor(a) do mês: Alice Vieira


Alice Vieira nasceu em 1943 em Lisboa. É licenciada em Germânicas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Em 1958 iniciou a sua colaboração no Suplemento Juvenil do Diário de Lisboa e a partir de 1969 dedicou-se ao jornalismo profissional. Desde 1979 tem vindo a publicar regularmente livros tendo, atualmente editados na Caminho, cerca de três dezenas de títulos.
  Recebeu em 1979, o Prémio de Literatura Infantil Ano Internacional da Criança com Rosa, Minha Irmã Rosa e, em 1983 com Este Rei que Eu Escolhi, o Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura Infantil e em 1994 o Grande Prémio Gulbenkian, pelo conjunto da sua obra. Recentemente foi indicada pela Secção Portuguesa do IBBY (International Board on Books for Young People) como candidata portuguesa ao Prémio Hans Christian Andersen. Trata-se do mais importante prémio internacional no campo da literatura para crianças e jovens, atribuído a um autor vivo pelo conjunto da sua obra.
  Alice Vieira é hoje uma das mais importantes escritoras portuguesas para jovens, tendo ganho grande projeção nacional e internacional. Várias das suas obras foram editadas no estrangeiro.


in: http://alicevieira.net/biografia/biografia.htm


Benefícios de ler livros


Livros


Rede de Bibliotecas em análise

http://videos.sapo.pt/quBMozjVfDOLpH6ZbfLI