segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Dia Europeu Sem Carros - 22 de Setembro





O Dia Europeu Sem Carros celebra-se anualmente a 22 de Setembro.
A data visa sensibilizar a população e autoridades para a necessidade de reduzir o tráfego rodoviário dentro das cidades, de forma a aumentar a qualidade de vida e garantir a sustentabilidade dos recursos naturais, optando por alternativas de transporte menos poluentes como os transportes públicos e bicicletas.


quarta-feira, 17 de setembro de 2014

▶ Os Fantásticos Livros Voadores do Sr. Morris Lessmore

Começou o novo ano letivo e é preciso sensibilizar aos alunos para a importância da LEITURA.



The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore” (2011) foi o vencedor do Oscar 2012 de Curta-Metragem de Animação. Como é mudo, ou seja, não há falas, e como também são raros atualmente em serem exibidos nas Salas de Cinema, decidimos projetar na Biblioteca Escolar. É uma história simples, mas feita com muito primor. Não há surpresas. Mas há homenagens combinando três vertentes que também convergem para a formação de um Filme: Cinema, Música e Livro.



Um jovem na varanda de um hotel, imerso na leitura de um livro, no meio de muitos livros. Solitário? Talvez prefira a companhia dos livros. Talvez prefira falar com eles. Tranquilo, segue a leitura até surgir um furacão.
Quando a tempestade passa, ele caminha entre os escombros. O hotel desapareceu e os seus livros também. Assim, sem raízes a prende-lo a esse local, sai caminhando sem um rumo certo.
Mas parecia que o destino já traçaria uma rota para ele. Teria uma nova casa, e na companhia de livros. Algo que ele gostava muito. Era uma Biblioteca. Mas não uma Biblioteca comum. Ela possuía livros especiais. Pareciam que tinham vida própria. Faltava alguém que gostasse muito de livros a ponto de dedicar-se com carinho e cuidar deles.
Ele sentiu realmente em casa. E adorou o novo ofício: o de ser um Bibliotecário. Como ajudante mor: o Humpty Dumpty em pessoa. Ops! Queremos dizer: Humpty Dumpty em livro. Que adora tocar um piano. Assim, entre leituras e uma boa música, com uma pausa para ajudar as pessoas a escolherem uma leitura que lhes agradassem mais, a vida seguiu tranquila. Do modo que mais gostava.






terça-feira, 27 de maio de 2014

Dia do Autor Português – 22 de maio de 2014

No âmbito da comemoração do Dia do Autor Português a BE da Escola EB1 Nº 5 de Faro (Vale Carneiros) contou com a presença do autor engº Tito Olívio que falou aos alunos das turmas do 4º A e B , acompanhados pelas professoras Marta Pinto e Ana Paula Santinho, sobre a evolução da escrita e da sua materialização estética em diversos movimentos literários, até às dificuldades, que decorrem dos tempos atuais, para exercerem a profissão de autor/escritor em Portugal. Em complemento, fez uma breve abordagem da sua vida e obra, lendo alguns poemas de sua autoria e respondendo a questões colocadas pelos alunos.
De seguida a profª Rosinda Vargues, acompanhada à viola pelo engº Luciano Vargues, cantou alguns poetas portugueses, nomeadamente poemas de Tito Olívio, por eles musicados.


A sessão decorreu com brilhantismo, participação e colaboração dos participantes. Foi um momento agradabilíssimo em que se prestou homenagem aos autores portugueses.

Para assinalar esta efeméride, e com o objetivo de dar a conhecer aos alunos diversos autores portugueses, a BE dinamizou um passatempo com base na elaboração de frases alusivas a um autor da preferência dos alunos. As frases foram colocadas numa pequena árvore, no átrio da Biblioteca e, também foram distribuídos marcadores com biografias de autores portugueses.


sexta-feira, 28 de março de 2014

Dia Internacional do Livro Infantil

Comemora-se no dia 2 de abril o dia Internacional do Livro Infantil.

Semana da Leitura

Atividades da Semana da Leitura que decorreram entre 17 e 21 de março centradas na Língua Portuguesa, que celebram 800 anos de conhecimento dos seus textos mais antigos.
          - Esta feita de leitura na Rede das Bibliotecas de Faro (BMF e BE)
           - Elaboração de mensagens e poesias alusivas ao Dia Mundial da Poesia e da Árvore

          - Exposição de livros e mensagens dos alunos num tronco de árvore na BE
          - Leitura de histórias nas diferentes turmas pelas professoras / alunos da escola
          - Realização de um cartaz com o título "Ler é..."
         




sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Comemorações do Dia da Internet mais Segura

No dia 11 de fevereiro (próxima terça) vamos comemorar o dia da Internet mais segura com jogos, palavras cruzadas e atividades diversas.
Esperamos por ti das 8:30 às 16:30.


Podes começar a treinar:

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Proposta de atividade de S. Valentim

Após a leitura da carta de Ophélia a Fernando Pessoa, deixa uma mensagem de amizade/amor a alguém que admires: pais, irmãos, avós, amigos, professores… na caixa colocada no interior da Biblioteca, especialmente para o efeito.
Pouco importa o destinatário, o que interessa é que sejas capaz de escrever uma frase, um poema, uma carta, ou um desenho e dedicá-lo à pessoa de que mais gostas.

Esperamos por ti!



"
Meu Fernandinho lindo

Tu vais perdoar o teu bebezinho te escrever hoje a lápis, mas é-me impossível fazê-lo a tinta, e como de forma alguma queria deixar de te escrever e já passa de meia-noite não posso esperar para mais tarde porque já tenho muito soninho. E o meu querido amor já está deitadinho? Não calculas como tenho estado hoje satisfeita! Até tenho comido melhor. Vês o que faz eu gostar tanto tanto de ti? Com que então no Domingo condenas-me a não ter a alegria de te ver! Paciência. Saio. Olha vou ao Rego à minha irmã. Mas apesar de me não veres pensarás muito em mim? Deus queira que sim? Estás então muito cansadinho de trabalhares tanto! Coitadinho do meu amorzinho que tem tido tanta maçada por causa da casa, mas também depois descansas.
Eu hoje ainda não falei com a minha irmã nada a nosso respeito, falo amanhã. Eu
então sou amorzinho pequenininho? Mas olha que o meu amor por ti é bem grandinho…
Disseste-me hoje que se eu estava habituada e gostava de divertimentos que tinha escolhido mal o homem. Mas diz meu amor, que maior divertimentos aspiro eu que não seja o de estar junto de ti?! Viver contigo e sermos muito muito amiguinhos?! (Como havemos de sê-lo).Desejosa estou eu por tão grande felicidade!
Não te esqueças do retrato «Nininho».
Não me faças esperar muito!
Amanhã lá nos encontraremos no nosso ponto de encontro.
Mostrei o meiguinho a minha mãe, achou muita piada.
[…]
Adeus e nunca, nunca te esqueças do teu bebezinho, não?
Agradeço muito os teus beijinhos – e envio-te milhares deles na impossibilidade de o fazer pessoalmente, temos que nos limitarmos a transmiti-los desta forma.
Sou e serei sempre muito tua amiguinha

Ofélia Queiroz
Oh! como eu queria riscar da minha vida todo o tempo que não passo junto de ti.
24-3-920 - Meia noite e meia hora
"

Autor(a) do mês: Alice Vieira


Alice Vieira nasceu em 1943 em Lisboa. É licenciada em Germânicas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Em 1958 iniciou a sua colaboração no Suplemento Juvenil do Diário de Lisboa e a partir de 1969 dedicou-se ao jornalismo profissional. Desde 1979 tem vindo a publicar regularmente livros tendo, atualmente editados na Caminho, cerca de três dezenas de títulos.
  Recebeu em 1979, o Prémio de Literatura Infantil Ano Internacional da Criança com Rosa, Minha Irmã Rosa e, em 1983 com Este Rei que Eu Escolhi, o Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura Infantil e em 1994 o Grande Prémio Gulbenkian, pelo conjunto da sua obra. Recentemente foi indicada pela Secção Portuguesa do IBBY (International Board on Books for Young People) como candidata portuguesa ao Prémio Hans Christian Andersen. Trata-se do mais importante prémio internacional no campo da literatura para crianças e jovens, atribuído a um autor vivo pelo conjunto da sua obra.
  Alice Vieira é hoje uma das mais importantes escritoras portuguesas para jovens, tendo ganho grande projeção nacional e internacional. Várias das suas obras foram editadas no estrangeiro.


in: http://alicevieira.net/biografia/biografia.htm


Benefícios de ler livros


Livros


Rede de Bibliotecas em análise

http://videos.sapo.pt/quBMozjVfDOLpH6ZbfLI

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Tanto pó que anda no ar...

Estás à espera que o teu livro que leste nas férias do Natal ganhe pó? Devolve-o à tua Biblioteca Escolar!
 

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Natal na BE

O Natal está a chegar a galope.
Já temos muitas cartas para o Pai Natal prontas para serem enviadas para o Polo Norte.

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

A Coroa de Natal

Sabias que...

  O uso de coroas como decoração é um costume antigo. Os romanos usavam ramos verdes que enrolavam nas suas coroas. Também exibiam coroas de ramos verdes nas suas portas como sinal de saúde para todos os que l
á habitavam.

A coroa de Natal carateriza-se por ser feita de galhos verdes entrelaçados, de cipreste ou abeto, que representam a vida. Os seus galhos verdes, mesmo no inverno, significa que os cristãos devem manter a fé e a esperança, apesar de todas as contrariedades.

A coroa de Natal forma um círculo que representa a união existente entre Deus e os Homens, símbolo contínuo e eterno de amor a Deus e ao próximo e Dele pelos Homens.

Tradicionalmente, é decorada com quatro velas que representam as quatro semanas do Advento. As velas são acesas, uma a uma, a cada domingo, até estarem todas acesas. As velas indicam a proximidade do nascimento de Jesus, o Salvador, que trará luz ao mundo. Representam também a fé, a celebração e a alegria pelo Seu nascimento. A primeira vela a ser acesa representa o perdão que Deus concedeu a Adão e Eva; a segunda vela representa a fé de Abraão, a quem se anunciou a terra prometida; a terceira vela recorda a alegria do rei David quando Deus prometeu eterna aliança; a quarta e última vela lembra os ensinamentos dos profetas, que anunciaram a vinda do Salvador. Normalmente, as cores das velas acompanham as cores das vestes litúrgicas do sacerdote nesta época (cor roxa para as velas que correspondem ao primeiro, segundo e quarto domingo, e a cor rosa para a vela do terceiro domingo).

A colocação da fita e do laço vermelho, envolvendo a grinalda, simbolizam o amor de Deus por todos nós, renascido pela vinda de Jesus.

As bolas, frutas ou pinhas que se podem colocar na coroa representam o fruto do Espírito Santo que sai dos corações de cada cristão.

A colocação da coroa de Natal numa casa representa a presença de Jesus nesse lar. É costume ser posta na porta de entrada, mas pode também pode ser colocada dentro de casa.